Somos uma família de fé comprometida com a adoração a Deus, o aprendizado de Sua Palavra, o amor fraternal e o serviço ao próximo. Na Igreja Presbiteriana do Cruzeiro, buscamos honrar ao Senhor em tudo o que fazemos, refletindo o Seu caráter em nossa vida e em nossa comunidade.
Adorar a Deus, aprender a Palavra, amar a Igreja e servir a todos.
Fomos criados para adorar ao Senhor, tanto no culto público quanto no pessoal. A igreja não é apenas um grupo de voluntários, mas o povo escolhido, chamado e redimido para glorificar o nome de Deus! Como o próprio Senhor declara: “Este povo que formei para mim, para celebrar o meu louvor” (Is 43.21). Nossos cultos aos domingos são uma expressão visível desse chamado, mas entendemos que a verdadeira adoração não se limita a um dia. Ela continua diariamente, em cada área de nossas vidas. Existimos para o Seu louvor!
Como seguidores de Cristo, somos chamados a crescer no conhecimento da Palavra de Deus. Jesus nos comissionou a fazer discípulos, ensinando-os a obedecer a tudo o que Ele ordenou (Mt 28.20). Na Igreja Presbiteriana do Cruzeiro, valorizamos o ensino fiel das Escrituras, que são inerrantes, infalíveis e a fonte de toda sabedoria. Também nos comprometemos a transmitir esse aprendizado a outros, conforme a orientação de Paulo: “E o que de minha parte ouviste através de muitas testemunhas, isso mesmo transmite a homens fieis e também idôneos para instruir a outros” (2 Tm 2.2).
Somos chamados a amar a Igreja, a qual é o corpo de Cristo e a família de Deus. Nosso compromisso é cuidar uns dos outros, aconselhando, encorajando e ajudando nas dificuldades da vida. Praticamos esse amor em comunidade por meio de Grupos Pequenos e Grupos de Discipulado, onde vivemos os valores da fraternidade cristã. “Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos: se tiverdes amor uns aos outros.” (Jo 13:35)
Jesus nos chama a servir, tanto dentro da igreja quanto fora dela. Como Paulo nos ensina: “Enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé” (Gl 6.10). Nossa igreja conta com diversos ministérios e departamentos para envolver nossos membros no testemunho e na proclamação do Evangelho. Por meio dessas iniciativas, buscamos cumprir a grande comissão de Jesus: “Ide e fazei discípulos de todas as nações” (Mt 28.19).
Caminhamos firmados na fé reformada, conforme os ensinamentos dos documentos de Westminster.
Valorizamos:
Nosso objetivo é amar ao Senhor acima de todas as coisas, buscando sempre o ensino do Evangelho, promovendo crescimento e maturidade na vida cristã. Tudo isso para honrar a Deus e refletir o Seu caráter em tudo o que fazemos.
Unidos em nossa missão, somos uma igreja que celebra a graça de Deus, cresce no conhecimento de Sua Palavra, edifica uns aos outros em amor e se entrega ao serviço pelo Reino de Cristo.
Era outubro de 1978, os irmãos Antíssimo e Ana (pais do irmão Moacir, membro comungante da nossa igreja) que moravam em Ceilândia e eram membros da igreja Presbiteriana da Ceilândia, vieram morar no Cruzeiro em razão do trabalho das filhas. Ambas trabalhavam no Plano, uma no Hospital de Base e outra no Hospital Regional da Asa Sul, na L2.
Na vinda deles para o Cruzeiro, veio a família do Ir. Elias Cordeiro, que veio a trabalhar em um prédio próximo à casa do Ir. Antíssimo, que por sua vez, veio morar no mesmo prédio que o filho Moacir, a nora Lúcia e as netas Nara, Márcia e Nelma já residiam. Eram vizinhos de porta.
Com isso, o Pastor Carlos Arantes, que na época era pastor da Igreja presbiteriana da Ceilândia, vinha uma vez ao mês celebrar a Santa Ceia com essas famílias.
Com o passar do tempo o Pr. Carlos Arantes convidou o Pr. Euclides, que era pastor da congregação da Igreja Presbiteriana da Ceilândia, para acompanhar essas famílias; então todo domingo as três famílias se reuniam e o Pr. Euclides ministrava a Palavra.
Um Domingo era na casa do Ir. Antíssimo, outro Domingo na casa do Ir. Moacir e outro Domingo, na casa do Ir. Elias Cordeiro. Quando o Pastor não podia conduzir o trabalho, o Ir. Elias Cordeiro assumia a pregação com suas limitações e humildade, mas a Palavra era estudada, tinha um momento de oração e de cânticos.
Alguns vizinhos começaram a participar também e foi então que começaram a se reunir durante a semana para orar e estudar a palavra. E a cada reunião o número de pessoas aumentava.
O pastor Euclides viu que o trabalho estava crescendo e como não tinha muito tempo para estar naquele local durante a semana, convidou o Pr. Obadias, que na época era pastor da igreja Presbiteriana do Guará I, para assumir essas famílias. Foi aí que se fundou, então, a Congregação da Igreja Presbiteriana do Guará no Cruzeiro.
A princípio os cultos eram realizados nas casas dos irmãos. Jovens e adultos ficavam com o Pastor. E as crianças ficavam com as filhas do irmão Moacir que, mesmo com 10 anos de idade, contava histórias para as outras crianças.
E foram chegando mais famílias; viu-se, então, a necessidade de irem para um lugar maior. Nessa ocasião, o Pr. Obadias era funcionário da antiga fundação Educacional e, nessa condição, conseguiu uma sala em um colégio no Cruzeiro, na Quadra 805 (CIE), que ficava ao lado da casa do Sr. Antíssimo.
Após um período usando a sala de aula, conseguiram também o auditório do colégio onde eram realizados os cultos.
Além da família do Ir. Antíssimo, chegaram outras; dentre elas a do Sr. Osal e Ana; do Sr. Agenário; do Sr. Abel; do Sr. Benedito; do Sr. Calazans; do Sr. Valderis; da D. Marlene (mãe da nossa irmã Martinha); da D. Ilda; D e Neuzinha; e muitas outras.
Com o crescimento da Congregação, o Pr. Obadias convidou o Pr. Saulo para ser Pastor da nossa congregação.
O Pr. Saulo assumiu a Igreja e sua esposa passou a ser professora das crianças, onde permaneceram por 4 anos.
Nesse período teve, então, a primeira eleição para Presbíteros, a organização da SAF, da Mocidade e outras sociedades internas. Mais famílias foram sendo acrescentadas. Terminado os 4 anos do Pr. Saulo, assumiu o Pr. Silas, que era pastor da Igreja Presbiteriana de Unaí e depois o Pr. Francisco Lúcio.
Nesse meio tempo chegaram mais famílias: a do Ir. Adão Veloso; Sr. Miguel Guerra e D. Erotildes; do irmão Júlio Silvério; do Ir. Jorge e Maria Viana; da D. Liomar; do sr. Luciano Fontinelli; da D. Socorro; da D. Maria Pires; do Sr. Eliezer; Família Maciel; do Sr. José e Miralva; do Ir. Sivaldo, Goete e Edivânia; do Luiz Alberto e Flavígenes; da Ana Maria Maulaz; do Sr. Pereira; do Sr. Olivar; da D. Ronilda; do Ir. Abner; da D. Madalena; Luiz e Régis; Jackson e Jader; Emerson Vidal; Carlos Eugênio (Carlinhos); Altino; Tina; Nelita e Dayana; Sandra e Edite; Adriana Alves; Robson Alves; Elzamar Alves; Claudson Melo; Cirlene; Flávio; Alexon; família do Sr. Cristiano Lawall; Família da Alci Malaquias; Família do Sr. Valdomiro; Família do Sr. Oscar e Lourdes e inúmeras outras.
Quando a família Veloso chegou, Adroaldo Veloso era seminarista e fazia parte da diretoria da Mocidade. Terminado o seminário ele foi indicado pelo Presbitério para dirigir a Congregação que se tornou a Igreja Presbiteriana do Cruzeiro; e a pastoreou por quase 20 (vinte anos). O Pastor Adroaldo Veloso sempre alimentava o sonho de ter um terreno para construir a sede da Igreja Presbiteriana do Cruzeiro.
Em 1999, mais ou menos, o Governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz, foi visitar o Cruzeiro e fazer o cadastramento para distribuição de alguns lotes. Uma amiga da irmã Lúcia e irmão Moacir, a D. Isabel, que na época trabalhava na Administração do Cruzeiro, os comunicou desse fato político e conseguiu agendar uma reunião do Pastor Adroaldo com o então Governador.
Após essa reunião do Pastor Adroaldo Veloso com o Governador, a conquista do lote para construir a igreja começou a ser concretizada. Em decorrência, a Congregação saiu do colégio e passou a se reunir em um barracão de madeira construído nesse lote.
O Pastor Adroaldo liderou os irmãos que ali frequentavam e iniciaram a construção do templo que temos atualmente.
O Pastor Adroaldo Veloso foi, até o presente momento, o que exerceu o pastorado mais longevo da nossa igreja. Como pastor efetivo ficou de 09/04/1989 até 20/12/2004. Muitos membros foram por ele batizados, quando crianças; e, quando adultos, o casamento celebrado. O Pr. Marcelo Freitas foi o auxiliar do Pr. Adroaldo Veloso nos últimos 5 anos do seu pastorado na Igreja Presbiteriana do Cruzeiro.
Com a saída do Pr. Adroaldo Veloso, o Pr. Ian Lima foi o pastor efetivo da igreja, no período de 01/01/2005 a 31/12/2008, tendo por um período, como auxiliar, o pastor Humberto Costa de Sousa.
Posteriormente, o Pr. Humberto Costa assumiu o pastorado efetivo da igreja, ficando até 16/11/2009.
O Pastor Joseni Magalhães assumiu como pastor efetivo de 17/11/2009 até 31/12/2012.
O Pastor João Coelho assumiu o pastorado da Igreja de 01/01/2012 até 31/12/2015, tendo como auxiliar o Pr. Júnior Sipaúba nos anos de 2014 e 2015.
O Pr. Júnior Sipaúba assumiu a efetividade do pastorado de 01/01/2016 até 31/12/2019.
Em 01/01/2020, o Pastor João Geraldo Mattos assumiu como pastor efetivo da Igreja Presbiteriana do Cruzeiro.
Em tudo e, em todo tempo, Deus seja louvado!