“...eu vos digo: levantai os vossos olhos, e vede os campos, que já estão brancos para a ceifa.”
João 4:35
Todos somos chamados ao ministério missionário. A ordem é clara: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Mc 16.15). E a IPB – Igreja Presbiteriana do Brasil como um todo sempre investiu na evangelização local, transcultural e internacional. Nesse sentido, o objetivo da Igreja Presbiteriana do Cruzeiro é divulgar as boas novas da salvação. Apoiamos missionários, nacionais e internacionais, e investimos em treinamentos e capacitação de membros da IP Cruzeiro para o trabalho missionário.
Com esse objetivo, várias frentes são propostas:
Os “Atalaias” registrados no AT (Ez 3.17) tinham como objetivo primário servirem de instrumentos para avisar sobre perigos iminentes. Eram porta-vozes de Deus. Ouvi-los ou não tinha implicações de vida e morte, salvação e perdição. Essa tarefa foi dada à Igreja de Cristo no NT (Rm 10.14-15). Nesse ministério, um grupo de pessoas fomentará o evangelismo com foco na proclamação do Evangelho, ou seja, as boas novas de salvação, em sua multiplicidade de formas e lugares (igreja local, parques, rodoviárias, pontos de ônibus, entre outros). Ações serão promovidas, eminentemente, a cada trimestre.
O objetivo é apoiar a Missão Vale, enviando, anualmente (em janeiro), pessoas interessadas em participar de um treinamento no município de Jequitinhonha-MG, com a finalidade de capacitação para o cumprimento da Grande Comissão (Mt 28.18-20) onde Deus os enviar: “Jerusalém, Judéia, Samaria e confins da terra” (At 1.8).
O objetivo deste projeto é apoiar a realização de evangelismo, ação social e EBF-Escola Bíblica de Férias. A principal tarefa é fortalecer o trabalho presbiteriano local (congregação, campo missionário ou igreja local). Ele se dá em parceria com uma igreja local, e é executado no período de 1 semana, nas férias de julho. Aqui se destacam os treinamentos (evangelismo pessoal, visitação nas casas, como também em asilos, presídios, orfanatos, comunidades isoladas, pessoas em situação de vulnerabilidade e afins). Também ações sociais evangelísticas como verificação de pressão, bazar, orientação nutricional de saúde, entre outros. Por fim, o culto evangelístico, geralmente em uma praça pública. O que se pretende aqui é fortalecer os laços com a instituição parceira e seu trabalho representativo.
A finalidade da Conferência Missionária é ampliar e mobilizar a igreja para o despertamento e consciência de sua responsabilidade na tarefa missionária como um todo. Isso se dará através de um momento anual, com a vinda de missionários (com quem a igreja contribua ou não). Com isso, visa-se a ampliação também da arrecadação de recursos (financeiros e materiais ou não), como também a oportunidade de despertamento vocacional de eventuais novos missionários. Almeja-se, ainda, com esses recursos materiais, oportunizar o cuidado da saúde física e mental de cada missionário.
A IP Cruzeiro contribuiu com o sustento dos seguintes missionários:
Olá meus irmãos, eu sou Shirley Mesquita, missionária da Cru Campus no Brasil, paraibana, cristã evangélica desde 2004, membro da Igreja Presbiteriana Memorial em João Pessoa-PB.
O foco do meu ministério são os estudantes universitários estrangeiros na Austrália. O alcance desse público é estratégico, pois a maior parte deles vem de países fechados para o evangelho – locais onde o acesso de missionários é restrito e complexo.
Diante disso, alcançar, discipular, formar líderes e enviá-los de volta às suas respectivas nações como cristãos maduros são objetivos específicos que contribuem para o avanço do evangelho globalmente.
Agência: Cru (antiga Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo)
Projeto de alcance de estudantes universitários estrangeiros na Austrália.
Quem sou eu? Eu sou paraibana, cristã evangélica desde 2004. Tenho doutorado em Economia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), experiência como professora universitária por 8 anos; formação básica em teologia e especialização em missões transculturais.
Sempre fui envolvida com o trabalho missionário na minha igreja local e organizações regionais. Desde 2014 estou envolvida com a Cru (antiga Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo) como voluntária. Servi liderando o ministério com universitários na UFPB, participei de projetos e treinamentos para o trabalho com estudantes estrangeiros em vários países, tais como EUA, Canadá, China, Inglaterra e Austrália.
Em 2018 eu decidi me tornar missionária de tempo integral da Cru Brasil com um desejo de ser enviada à Austrália. Meu coração está direcionado para servir no ministério com estudantes estrangeiros, sobretudo aqueles de países fechados para a pregação do evangelho. Servi entre 2019 -2021 como missionária em São Paulo e desenvolvendo treinamentos especializados para o ministério transcultural. Atualmente estou em um treinamento nos EUA e aguardando ser enviada para a Austrália no primeiro semestre de 2022.
Os campos estão prontos para a colheita e precisando de trabalhadores. Eu estou disposta a IR!
Por que esse projeto é importante para missões transculturais no mundo?
– Alcançar, discipular, formar líderes e enviá-los de volta à suas nações como cristãos maduros
pode contribuir para o avanço do evangelho globalmente e gerar avanços significativos no
trabalho missionário transcultural.
Então, mas por que Austrália?
– Localização estratégica para missões
transculturais;
– Terceiro destino mais popular para estudantes
universitários estrangeiros do mundo;
– Polo de recepção de estudantes estrangeiros
de países da Janela 10/40 (Aproximadamente
95% das pessoas menos alcançadas pelo
evangelho são habitantes da Janela 10-40;
cerca de 1,8 bilhões que nunca ouviram de
Cristo, Cristianismo ou Evangelho; os países
da janela são também em sua maioria os de
maior intolerância aos cristãos e ao evangelho; em sua maioria os habitantes dela são adeptos do
Islamismo, Hinduismo e Budismo (AME, 2017).)
– Cerca de 30% dos estudantes universitários nas principais universidades do país são
estrangeiros;
– A maior parte desses estudantes são naturais da China, seguido da Índia, Singapura, Malásia,
Vietnã, Nepal, países do Oriente Médio, entre outros;
– O acesso a esses estudantes e a pregação do evangelho é livre nas universidades australianas;
– Todos falam o mesmo idioma (o inglês), o que vai possibilitar o alcance de grupos de várias
etnias ao mesmo tempo.
Estamos felizes em nos apresentamos à Igreja Presbiteriana do Cruzeiro. Queremos agradecer pelas orações, pelo apoio que nos tem dado.
Muito obrigado há todos os irmãos que se lembram de nós em oração e compartilham o nosso trabalho missionário aqui em Benin-África.
Wilfrid Fanougbo, Edna Aparecida (esposa), Letícia (Filha)
Família Missionária
Caros irmão temos a alegria e grande satisfação em apresentar nosso projeto missionário. Queremos dizer que aqui em Benin o trabalho prossegue, apesar da COVID-19, temos visto a igreja crescer e realmente cremos que tudo isso é para glória de Deus. Os resultados são positivos, as pessoas têm se comprometido mais com Deus, estão com desejo de seguir a Deus e se consagrar ao Senhor.
O nosso trabalho ao norte do país é focado em treinamento para lideranças de igrejas e apoio às famílias dos pastores.
Trabalhamos também no Sul com implantação de igrejas, apoio às viúvas e órfãos. Prestamos assistência social aos mais necessitados, com a realização de curso de capacitação profissional que visa gerar renda e autossustento.
Nós também estamos fazendo treinamento para obreiros, visando a formação da igreja local. Temos trabalhos com crianças, adolescentes e queremos que esses trabalhos possam andar sozinhos quando não estivermos mais nesta comunidade.
Começamos um trabalho com jovens órfãos da igreja, proporcionando treinamento em agropecuária e já estão fazendo trabalhos de lavoura, fazendo sabão sólido e líquido, criando galinhas para vender e adquirir meio de sobreviver. Estamos orando para que Deus nos ajude com recursos financeiros para que possamos investir neste trabalho visando ajudá-los a promover o autossustento.
Nossa visão é preparar as pessoas para que produza o seu sustento e não dependam das outras pessoas e nem de nós, mas que possam trabalhar e viver de seu suor.
Deus tem usado muito vocês através da contribuição financeira e de suas orações para abençoar nossas vidas aqui em Benin. Continue orando e intercedendo fervorosamente por esse campo que não é nada fácil, devido a situação política, que, por enquanto, está tranquilo.
Muito obrigado em nome de Jesus.
Wilfid Fanougbo, Edna Aparecida (esposa), Letícia (Filha)
Família Missionária
Graça e Paz queridos! Agradeço a oportunidade de apresentar minha família e o meu ministério. Eu sou Pr. Marcelo, casado com a Claudinha (1997), pai do Timótheo (2015), Edmar (2009) e Laura (2007). Sou sergipano, da cidade de Aracaju, pastor presbiteriano (IPB) e membro da WEC Brasil (A Missão de Evangelização Mundial – AMEM), professor voluntário do CLM (Curso de Linguística e Missiologia) da Missão ALEM (Associação Linguística, Evangélica e Missionária) e professor na área de Missiologia e Antropologia Missionária do Seminário Presbiteriano de Brasília (SPB), além de professor convidado em outras instituições.
Formado em Biologia (licenciatura) pela UF de Sergipe (1995), tenho bacharelado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano JMC (2000), habilitação em Linguística pela CLM/ALEM (2003), mestrado em Missiologia (2007) e especialização em Antropologia Intercultural pela Universidade Evangélica de Goiás (2011).
Trabalhei, juntamente com a minha esposa, por 18 anos na Amazônia brasileira, nas áreas de letramento na língua materna, plantio de igreja e tradução bíblica com um povo indígena.
Com foco em Apologética Missionária, atualmente trabalho com treinamento missionário, consultoria antropológica a equipes missionárias transculturais, além de produzir, publicar e divulgar materiais na área de Apologética Missionária e Antropologia Missionária.
O alvo do nosso ministério é o tanto o movimento missionário transcultural como a igreja local.
Sob o lema “O Evangelho Compreensível a Todos os Povos”, iniciamos um ministério chamado 3LÊNTIKA que resume muito bem toda a nossa atuação ministerial. 3LÊNTIKA (Elêntica) é uma palavra grega que significa “persuasão” e conceitualmente está ligada a atividade missionária de conduzir pessoas a Cristo, auxiliando-as a terem consciência do estado que se encontra e apontar-lhes ao Salvador.