Ser agradável não é para qualquer um

“Por que então haveríeis de me chamar Noemi quando o SENHOR se mostrou desfavorável à minha pessoa e o Todo Poderoso me trouxe desgraça?” Rute 1:21

Recentemente ouvi um filósofo ateu dizer que a situação da humanidade é terrivelmente caótica. Segundo ele, o ser humano está em uma condição de vida desesperadora por não saber de onde vem nem para onde vai e nem de saber o que está fazendo aqui.
Acredito que esse vazio na alma pode atingir qualquer pessoa em determinadas circunstâncias da vida, porém queria pensar sobre até que ponto essas crises interiores que afetam nossa visão ou sensação da vida ou até mesmo crises de fato como situações de morte, doenças ou dificuldades econômicas podem interferir na nossa relação com as pessoas, sejam nossos amigos, irmãos ou familiares.
Conforme descreve o Livro de Rute, Noemi, seu marido e seus dois filhos partiram de suas terras para outra região em uma saga à busca de sobrevivência fugindo da fome. Seus filhos se casaram com Rute e Orfa. Após uma experiência de grande crise de alimentos e ter seu marido morto, bem como seus dois filhos, restaram apenas as três mulheres, Noemi e suas duas noras Rute e Orfa.
O nome “Noemi” significa agradável, encantadora, suave, amável, porém, diante dessa triste e dolorosa realidade vivenciada por ela, Noemi chegou a pedir que não fosse mais chamada pelo seu nome, dizendo ser mais próprio chamá-la de “Mara”, “amarga” e não mais de “Noemi”, “Agradável”.
Noemi, no versículo 21 do capítulo 1 do Livro de Rute diz “Parti destas terras com as mãos cheias, e o Senhor me traz de volta de mãos vazias! Por que então haveríeis de me chamar Noemi quando o SENHOR se mostrou desfavorável à minha pessoa e o Todo Poderoso me trouxe desgraça?”.
Mesmo podendo ser considerada em nosso jargão popular de “azarada”, desesperançada e se intitular desgraçada diante de Deus, Noemi foi objeto de uma das mais lindas declarações de amor, fidelidade e lealdade relatadas na Bíblia e na história. Os versículos 16 e 17 descrevem a fala de Rute para sua sogra Noemi:

“aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu e aí serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.”

Apesar de revelar aquele vazio na alma ao constatar a ocorrência em sua vida de circunstâncias tão tristes e dolorosas, Noemi, na sua essência de vida, jamais deixou de ser aquela mulher “agradável”.
O amor, zelo e carinho demonstrados pelas duas noras de Noemi são demonstrações de quão formidável mulher era Noemi. Rute e Orfa, noras de Noemi, ao serem estimuladas a não partirem e permanecerem em sua cidade, exclamaram: “Não! Nós vamos voltar contigo para junto de teu povo!”.
Noemi, mesmo já velha, e, possivelmente, até precisando do apoio e suporte de suas noras, abriu mão de seus próprios interesses e propôs a melhor alternativa para suas noras demonstrando todo desprendimento ao recomendar que elas seguissem suas vidas, conforme versículos 9 e 10: “Que o Senhor conceda a cada uma de vós paz e segurança no lar de um novo marido” Em seguida abraçou-as, mas elas choraram em alta voz…”
Adotar as atitudes corretas mesmo contra seus próprios interesses e cativar o coração das pessoas de forma agradável procurando fazer o melhor para as outras pessoas é o caminho desejável para não responder à dureza das circunstâncias da vida com atitudes amargas, mas sempre atitudes agradáveis. Precisamos blindar o interior da nossa alma para seguir o propósito de Deus e não permitir que as circunstâncias da vida determinem nossas atitudes.
Percebam este grande desafio que Noemi pode nos ensinar de não nos tornarmos aquilo que as circunstâncias da vida podem nos levar a ser, mas, diferentemente, nos mantermos firmes no propósito de Deus de sermos agradáveis e não amargos.
Rute estava decidida a seguir a companhia de Noemi devido ao seu exemplo de vida. Noemi foi instrumento de Deus para o cumprimento do seu propósito, contribuindo para que Rute viesse a ser uma das mulheres da genealogia do nosso Senhor Jesus.

Presb. Misael Guerra