Sabedoria em tempos de insensatez

Sabedoria em tempos de insensatez

Temos muito a aprender com o profeta Daniel (Dn 2. 1-24). Ele aponta para Cristo. É exemplo de fé, perseverança, disciplina, humildade e sabedoria. Daniel foi para o cativeiro da babilônia com 14 anos de idade. Todas as circunstâncias favoreciam a que ele se tornasse um jovem rebelde, decepcionado e frustrado. Mas, não! Daniel foi alguém que fez a diferença, sempre se portando com sabedoria em uma geração insensata, idólatra e perversa.

Vivemos na abundância de informação, mas carentes de sabedoria. As pessoas opinam sobre tudo, comentam de tudo um pouco. E sabem um pouco de tudo. Os mais variados assuntos, principalmente nas redes sociais, que se tornaram praça pública. O areópago dos dias atuais.

Ter conhecimento é diferente de ter sabedoria. Ser inteligente não significa ser sábio. Nem todo aquele que detém a informação, tem necessariamente sabedoria para geri-la.

Pergunta: Mas, então, o que significa ser sábio?

Ser sábio é gerir bem o conhecimento que tem para alcançar o mais nobre fim. A sabedoria cristã consiste em fazer do “temor do senhor” – cultuá-lo com reverência e servi-lo – o objetivo da vida (Pv 9.10). Então, a sabedoria começa com temor ao Senhor.

E diante de tanta informação ou acúmulo de informação temos tido sabedoria para falar, deixar de falar, comportar, discernir, fazer as perguntas adequadas? Você tem sido sábio diante de um mundo insensato? Nesse sentido, quero mencionar 7 posturas notadamente sábias da parte de Daniel.

Em face da insensatez de um rei, Daniel: (1) se inteirou da situação – v. 15; (2) teve atitude – v. 16; (3)  compartilhou sabiamente a informação (com finalidade) – v. 17; (4) soube aguardar a resposta – v. 19; (5) exerceu o seu talento (Dn 1.17); (6) louvou a Deus – v. 20; e (7)  reconheceu que a sabedoria pertence a Deus – vs. 22 e 23

Daniel aponta para Jesus. Em Jesus nós encontramos a perfeita sabedoria. É Jesus quem nos revela as verdades de um modo que entendamos perfeitamente. É Jesus quem traz luz aos mistérios e sonhos que homens não podem decifrar.

1 Co 1.18 “Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. 19 Pois está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos instruídos. 20 Onde está o sábio? Onde, o escriba? Onde, o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria do mundo? (…) 25 Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.

A cruz rompe com toda a lógica humana. Nos apeguemos à cruz de Cristo.

Pb. Daniel Toledo