“Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina” (1 Tm 4.16)
Tão necessário quanto viver uma vida correta, é pensar da maneira correta. A vida prática e a doutrina caminham de mãos dadas.
Há quem diga que Deus está mais interessado na maneira como vivemos do que naquilo em que cremos. Esse é um falso dilema.
O Apóstolo Paulo instruiu o jovem Timóteo, seu filho na fé, a cuidar de si mesmo (o modo como se vive) e da doutrina (aquilo em se crê).
Ortodoxia e ortopraxia são inseparáveis. Ortodoxia (do grego órthos, que significa “reto, exato” e doxa, “doutrina ou ensinamento”) é a crença correta. Enquanto ortopraxia (do grego órthos, “reto, exato”, e praxe, “prática”) diz respeito à prática correta da crença.
Se não cuidamos da doutrina, ou seja, daquilo em que cremos, mais cedo ou mais tarde tomaremos atitudes baseadas em princípios equivocados. A doutrina errada leva a uma prática distorcida.
Há pessoas que conhecem a boa doutrina, mas levam uma vida mundana. Como disse o Apóstolo Paulo a Tito “no tocante a Deus, professam conhecê-lo; entretanto, o negam por suas obras; é por isso que são abomináveis, desobedientes e reprovados para toda boa obra. ” (Tito 1:16)
Até mesmo o Diabo e os demônios conhecem a correta teologia. Vejam só:
“Crês, tu, que Deus é um só? Fazes bem. Até os demônios creem e tremem. ” (Tg 2:19)
Portanto, conhecer boa doutrina não é certeza de vivermos uma vida reta e justa. Porém, é uma condição necessária. Conhecer a Verdade não é suficiente, mas é essencial.
Devemos buscar em Deus a graça de aprender a verdade e praticar a verdade. Esse é um desafio de todos os crentes.
Finalizo com um texto do excelente teólogo R.C. Sproul, do livro intitulado Como viver e agradar a Deus:
“Precisamos de uma doutrina sadia. O Espírito de santidade é também o Espírito da verdade. (…) A vida verdadeira flui do pensamento verdadeiro. É a mente transformada que produz uma vida transformada. Podemos ter uma doutrina sadia sem uma vida santificada. Mas é muito difícil progredir em santificação sem uma doutrina sadia ”
Deus nos ajude!
Presb Romulo Fulgoni