A vida não é previsível. Definitivamente, não temos o controle sobre o presente e o futuro. Deus é o único que detém o domínio absoluto sobre todas as coisas, e Ele tem seus próprios caminhos e métodos. Precisamos admitir esse fato e nos colocar em atitude de humildade face à nossa pequenez.
“Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa. Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo.” (Tiago 4:14,15)
De fato, como afirma o texto acima, nós não sabemos “o que sucederá amanhã”. Ninguém sabe. Fazemos nossos planos (e devemos fazê-los), mas nem sempre conseguimos executá-los.
Todas as pessoas buscam por algo em que possam depositar sua confiança. Todo coração humano anseia por uma rocha que lhe possa dar segurança. Alguns consideram estar seguros por possuírem boa saúde, emprego estável, amizades influentes, capacidade intelectual, boa estrutura familiar, casa própria, dinheiro no banco, e muitas outras coisas. O fato é que não podemos colocar nossa confiança em nada disso, ainda que sejam coisas lícitas e desejáveis.
“Alguns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor nosso Deus. Eles vacilam e caem, mas nós nos erguemos e estamos firmes.” (Salmo 20:7,8)
Nesse texto, percebemos que o rei Davi, embora tivesse ao seu dispor um grande e numeroso exército, não firmou nisso sua confiança.
Muitas vezes, Deus mexe nas nossas “estabilidades” para nos fazer compreender que não estamos tão seguros quanto pensávamos. O Senhor nos prova, para que nós mesmos possamos conhecer o que está no nosso coração.
Qual é a sua estabilidade?
Só existe uma Rocha. A única garantia possível está em Cristo, na sua Palavra, e nas suas promessas, que são infalíveis.
“E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna”. (1 João 2:25)
Tenham um excelente domingo!

Presb Romulo Fulgoni