“Não terás outros deuses diante de mim” (Ex. 20.3).
Como Deus nos criou e nos ama e sabe o que é melhor para nós, dá-nos direção moral e espiritual sobre como viver da melhor forma possível. Os Dez Mandamentos são um presente de amor de Deus por nós. Deus disse as palavras a Moisés, e elas foram ouvidas pelos filhos de Israel (Ex. 20). Mais tarde Moisés reafirmou os Dez Mandamentos (Dt 5). Os Dez Mandamentos devem ser memorizados, ponderados e assumidos por nós como um caminho de vida.
Jesus ensinou e esclareceu o significado mais profundo dos Dez Mandamentos por nós. (…) Ele ergueu a vara sobre nosso entendimento do que Deus espera de nós. Por exemplo, em Mateus 5.21, Jesus explicou o sentido do mandamento de não matar. Disse ele que, na verdade, qualquer que esteja irado contra seu irmão estará sujeito a juízo.
Os primeiros quatro mandamentos tratam de nosso relacionamento com Deus, e Jesus os resumiu como: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o coração e de toda a tua alma e de todo o teu entendimento”. Os últimos seis mandamentos tratam de nosso relacionamento com o próximo, e Jesus os resumiu como: “Amarás o próximo como a ti mesmo” (Mt 22.37, 39).
Os mandamentos são nosso tesouro. Devemos guardá-los com carinho. (…) Eles nos guiam; advertem-nos; protegem-nos. Quando os guardamos, estamos mostrando a outras pessoas como Deus é. Quando falhamos em vivenciá-los, trazemos um grande mal sobre nós e desonramos nosso Criador.
Temos problema em guardar os Dez Mandamentos porque o homem nasceu preso ao pecado e ao egoísmo. (…) Quando nos tornamos novas criaturas pela fé em Cristo, recebemos a habitação do Espírito Santo. Somos libertos de ter de pecar, e recebemos a graça de guardar a lei de Deus. Guardar os mandamentos de Deus não é oneroso; ao contrário, ajuda-nos a viver em paz com Deus, com nós mesmos e com o próximo.
Essa é a razão pela qual os profetas amavam a lei de Deus. (…) Guardar os Dez Mandamentos nos protege. Protege a sociedade. Esses princípios estão no coração de como Deus nos criou para viver.
John Yates e Catecismo Nova Cidade