Seja forte, Zorobabel! Seja forte, Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote! E vocês, todo o povo da terra, sejam fortes, diz o Senhor, e trabalhem, porque eu estou com vocês, diz o Senhor dos Exércitos.
Ageu 2.4 (NAA)

 Era o aniversário da inauguração do grandioso templo de Salomão (1Rs 8.2), mas foi um dia de desapontamento. Décadas depois, os judeus, retornando do exílio, começaram a reconstruir aquele edifício, que um dia havia sido uma das maravilhas de toda a terra. No entanto, o que viam diante de si era desanimador: um templo obviamente inferior ao primeiro. Olhando para as ruínas, o povo se desapontou e logo se enfraqueceu.

Apenas alguns dias antes, Deus os havia encorajado ao dizer: “Eu estou com vocês” (Ag 1.13). Naquele momento, o Senhor despertou o espírito da liderança e de todo o povo para trabalhar no templo. Mas os judeus eram fracos, fracos como eu e você. Uma única porção da Palavra não bastou para eles e, na verdade, também não basta para nós. Por isso, precisamos continuamente do estímulo divino para continuar caminhando. Assim, pela sua graça, novamente, o Pai de Israel se dispôs a lembrá-los das mesmas verdades espirituais. Novamente, “a Palavra do Senhor veio por meio do profeta Ageu” para firmar-lhes os pés: “sejam fortes” (Ag 2.4).

Se somos fracos, Ele é forte, paciente e compassivo conosco. Deus nunca se cansa de nos dizer: “Eu estou com vocês” (Ag 2.4). Ele encoraja seus debilitados filhinhos com ternura, repetindo suas promessas: “o meu Espírito habita no meio de vocês. Não tenham medo.” (Ag 2.5). Sim, o Senhor nos impressiona com sua gentileza!

E você? Lembra-se disso? Talvez não. Mas não se preocupe: Ele nunca se cansa de dizer: “Eu estou com você.

 

Danilo Morais