Os Que Esperam No Senhor Renovarão As Suas Forças

O Senhor tem nos preservado apesar desses tempos de aflição que sobrevieram ao mundo inteiro. Por um lado, preocupação e incerteza, mas, por outro, oportunidades e desafios. Não é por acaso que Salomão nos diz que, sob certas circunstâncias, “melhor é ir à casa onde há luto do que ir a casa onde há banquete; porque naquela se vê o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração” (Ec. 7:2). Pensar naqueles que partiram durante a pandemia nos permite perceber a sabedoria do texto sagrado. Ao relembrar aqueles que não estão mais entre nós podemos refletir sobre alguns princípios bíblicos que nos ajudam a viver mais plenamente e de acordo com a vontade do nosso pai celestial. Em outras palavras, extrair lições em meio à dor.  

Existem diferentes reações à desafiadora realidade da ausência das pessoas. Podemos ficar em estado de choque, paralisados, inertes, ou ser invadidos por uma tristeza que nos atinge com tanta força a ponto de roubar a alegria de viver. A verdade é que cada um responde de acordo com sua personalidade e as circunstâncias em que se encontra. Uma coisa, sim, é imperiosa para os filhos de Deus: precisamos seguir em frente. A vida não para. As árvores continuam dando seus frutos. As crianças brincam e se divertem. O sol brilha e seus raios alcançam a todos, embora haja dias nublados nos quais não contemplamos todo seu esplendor. É preciso seguir em frente, renovar as forças e colocar em prática o que disse o filósofo Miguel de Unamuno: “nunca se desespere, mesmo estando nas mais sombrias aflições, pois das nuvens escuras cai água limpa e fértil”.

Mas, onde recarregar as energias? Onde encontrar a base sólida que nos permite enfrentar as tempestades, terremotos e angústias que tem acometido tanta gente em nossa época? O salmista nos responde: “Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra. Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará. Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel. O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua mão direita. De dia o sol não te ferirá, nem a lua de noite. O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua vida. O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre” (Sl. 121).

A Bíblia nos encoraja a olhar para cima e confiar em Deus porque “ele dá força ao cansado, e aumenta as forças ao que não tem nenhum vigor (…) os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão (Is. 40:29 e 31).

Confiar em Deus e pedir-lhe que aumente a fé: todos podem fazer isso. O Senhor pode renovar nossas forças e nos ajudar a caminhar para lugares mais altos e seguros.

Renovados nele e por meio dele, podemos aceitar a solidariedade das pessoas e também ajudá-las a se levantar. Foi o que Cristo fez ao visitar as irmãs Marta e Maria: abraçou-as, consolou-as, deu-lhes esperança e declarou-lhes: “Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo aquele que vive, e crê em mim, jamais morrerá” (Jo 11:25-26). O próprio Jesus ainda diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mt. 11:28).

Guardemos no coração aqueles que partiram, sem esquecer que a melhor forma de enfrentar o luto e as lembranças que ele traz é estar ancorados na rocha para viver o presente com a devida serenidade.

Que Cristo, o caminho, a verdade e a vida, nos ajude nesse processo.

Rev. Marcone Bezerra Carvalho