“até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus,
a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.” (Ef 4.13 – ARC)
Caminhar com propósito, todos os cristãos têm um: chegar à estatura de “varão perfeito” ou “varão maduro”. Todos os filhos de Deus tiveram, em Cristo, todos os seus pecados perdoados.
“[13] E a vós outros, que estáveis mortos pelas vossas transgressões e pela incircuncisão da vossa carne, vos deu vida juntamente com ele, perdoando todos os nossos delitos; [14] tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós e que constava de ordenanças, o qual nos era prejudicial, removeu-o inteiramente, encravando-o na cruz; (Cl 2.13,14).
Os filhos de Deus não devem absolutamente nada, judicialmente falando, tendo em vista o que Cristo fez na cruz para REMOVER INTEIRAMENTE o escrito de dívida dos pecadores que ele representou. Isso é muito bom e todos os cristãos verdadeiros usufruem dessa dádiva. O que é importante também lembrar é que o sucesso dessa empreitada foi através da “CAMINHADA DO TRIUNFO”. Jornada essa, necessariamente, a DA HUMILHAÇÃO “e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.” (Cl 2.15). Enquanto principados e potestades, os seres humanos não redimidos (e até os redimidos) fizeram de tudo para PARAR Jesus Cristo nessa caminhada, ele TRIUNFOU. Mas o triunfo passou pela tremenda humilhação.
Esse é o caminho para o ADULTECIMENTO. Para fazer a vontade do Pai, só alguém maduro como Cristo para isso. Era muita humilhação. Só alguém maduro aceita ser humilhado. A HUMILHAÇÃO diante do próprio Deus e por amor a Ele. Se queremos ter sucesso nos lares, casamentos, relacionamentos fraternais de irmandade, e todos os lugares em que estivermos, a humilhação até a cruz deverá sempre ser o caminho a ser trilhado.
Todos os cristãos verdadeiros querem adultecer. Devem adultecer. Esse é um excelente propósito que carrega consigo muitos benefícios subjacentes. Esse é o propósito do próprio Deus para o seu povo (Rm 8.29). Chegar à “estatura de Cristo”, a essa “medida plena” é possível. Saber o caminho da cruz, todos sabem. Conhecer o caminho da cruz, todos conhecem. Querer trilhar esse caminho de humilhação para abençoar a relação marital, paterna e materna, fraterna, comercial e assim por diante, é uma escolha que só os verdadeiros filhos de Deus conseguiram fazer graças ao Espírito de Deus que neles habita.
Uma caminhada difícil, mas nunca solitária. O Espírito de Deus está com o povo de Deus. Os cristãos nunca farão essa caminhada desacompanhada. Cheios do Espírito de Deus (Ef 5.18), sem apagá-Lo (1 Ts 5.19), sem entristecê-Lo (Ef 4.30), conseguirão. Essa é uma caminhada viável, possível e rica de aprendizados e benefícios.
Jesus nasceu para mostrar a medida e o caminho para todos nós. Deixou o Espírito Santo para viabilizar essa caminhada e transformação.
Excelente natal tenham todos os filhos de Deus, através da caminhada do triunfo, por uma humilhação que nos levará até a cruz e abençoará radiantemente todos os que assim fizerem. Feliz natal a todos e excelente caminhada.
Pastor João Geraldo