O Espírito Santo é Deus. Tão divino quanto o Pai, tão Senhor quanto o Filho. Ele é onipresente (Sl 139.7), onisciente (1Co 2.10), onipotente (Rm 15.19) e eterno (Hb 9.14). Criador do universo (Gn 1.2) e recriador da vida (Jo 3.5-6). Assim, não estamos autorizados a apagá-lo de nossas liturgias. Toda nossa teologia e todo nosso culto deve ser trinitário em essência. É verdade que nosso culto precisa ser cristocêntrico, mas quem fala corretamente acerca do Filho, fala o tempo todo também de seu Espírito. Foi ele quem agiu na concepção de Jesus no ventre de Maria (Lc 1.35); foi ele quem capacitou Jesus em sua missão (Lc 4.1-2). Foi no poder do Espírito que Cristo viveu sua vida e venceu o mundo.
O Espírito Santo é quem aplica a redenção nos crentes. Maravilhosamente, o mesmo poder que capacitava o Filho de Deus em sua missão capacita hoje os filhos de Deus em suas missões. O Espírito que ressuscitou Jesus habita em você hoje! “Se habita em vós o Espírito daquele que ressuscitou a Jesus dentre os mortos, esse mesmo que ressuscitou a Cristo Jesus dentre os mortos vivificará também o vosso corpo mortal, por meio do seu Espírito, que em vós habita.” (Rm 8.11). Se o Espírito habita em nós, tal é a força que nos foi dada para vencer o pecado!
A nossa santificação é uma verdadeira batalha espiritual, mas graças ao Espírito podemos ser vitoriosos! O Espírito nos uniu a Cristo, tirando-nos da escravidão do pecado (Rm 6.1-14), transportando-nos do império das trevas para o reino do Filho do seu amor (Cl 1.13). Ele nos habilita com o seu fruto, que é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gl 5.22-23). Se você deseja ter vitória, encha-se do Espírito (Ef 5.18). Ele vem a nós no ouvir da Palavra, na participação da Santa Ceia, na intercessão diária e na comunhão dos irmãos. Coloque sua atenção e seu foco em se aproximar do Espírito Santo. Apenas assim você terá forças para vencer seus pecados.
Sem. Danilo Moraes