Louvor e adoração
Louvor e adoração
Louvor e adoração

Somos, por natureza, louvadores e adoradores. Fomos criados para louvar e adorar. Louvor e adoração. Você sabe a diferença?

Louvor – uma atitude externa

1. O louvor é estético: louvar é elogiar, logo ele é visível e aparente. Não é possível elogiar em silêncio, no escuro. É algo perceptível. Beleza é a palavra-chave do louvor, pois ele é percebido pelos sentidos e deve causar efeito em quem observa.

2. O louvor é mensurado: pode-se atribuir um valor à estética. Há pessoas que tem mais capacidade de proferir elogios com maior destreza, polidez e habilidade. Davi foi um exemplo disso, o maior louvador que a bíblia aponta.

3. O louvor é multiforme: seria a música a única maneira de prestar elogios a Deus? A resposta só pode ser negativa.

A pintura é um meio de elogiar. A escultura. A composição. A dança. O teatro. O cinema. A arquitetura.

Quer louvar a Deus, mas não sabe cantar afinado ou tocar um instrumento? Sirva à sua família com dedicação, sirva a sua comunidade com sinceridade. Cante, pinte, escreva, estude, viaje, chore, abrace, ame! É possível louvar ao Senhor das mais variadas formas, sendo simples, sem ser simplista.

Adoração – uma atitude interna

Comumente relacionamos adoração à música. Todavia, a palavra adoração aparece pela primeira vez nas Escrituras em Gênesis 22, quando Deus ordena que Abraão leve Isaque ao monte Moriá e ali ofereça-o em holocausto – “E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e havendo adorado, tornaremos a vós”.

Não havia no alto do monte instrumentos musicais, nem disposição para cantar nenhum hino. Afinal, Abraão foi ali para fazer algo terrível – matar o próprio filho. O surpreendente, contudo, é que ele chama isso de adoração.

Adorar no contexto mencionado significa “prostrar-se em terra”. Diferentemente do louvor, a adoração não é estética, não tem relação com a arte, nem pode ser notada a olho nu. Adorar é dobrar-se diante da vontade de Deus. É preferir obedecer, mesmo que isso custe o que nos é mais caro.

Canto ou toco muito bem. Louvo de forma empolgante. Mas estou adorando a Deus? 

“Darei graças ao Senhor por sua justiça; Ao nome do Senhor Altíssimo cantarei louvores. Salmos 7:17

Conceitos. Fonte. Livro: Vida após o gospel. M. T. Belohuby

Presb. Daniel Toledo