Guardando o coração dos ídolos

“Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.”  (1 João 5:21)

É com esse mandamento claro e objetivo que o Apóstolo João encerra sua primeira carta: “Guardai-vos dos ídolos.” 

Interessante notar que João não ocupa sua carta descrevendo os ídolos. Ao invés disso, o Apóstolo instrui a igreja a respeito do Verdadeiro Deus (sua obra, seu amor, perdão e graça) e sobre a pessoa de Jesus Cristo, o Filho unigênito, por meio do qual vivemos.

“Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele.” (1 João 4:9)

Para que possamos nos guardar dos ídolos, é necessário, antes de qualquer coisa, conhecer o Deus Verdadeiro. Conhecer a Verdade é a melhor forma de não ser enganado pela mentira.

Mas o que é um ídolo? O que pode ser um ídolo em minha vida?

O pastor Timothy Keller, em seu livro “Deuses Falsos” nos ensina o seguinte sobre o assunto:

Um ídolo 

“é qualquer coisa que seja mais importante que Deus para você, qualquer coisa que absorva o seu coração e imaginação mais que Deus, qualquer coisa que só Deus pode dar.”

Diz mais: 

“O coração do homem toma coisas boas como uma carreira de sucesso, amor, bens materiais, e até a família, e faz delas seus bens últimos. Nosso coração as diviniza como se fossem o centro da nossa vida, porque achamos que podem nos dar significado e proteção, segurança e satisfação, se as alcançarmos.”

“Um deus falso é qualquer coisa que seja tão central e essencial em sua vida que, caso você a perca, achará difícil continuar vivendo.”

Então, como podemos guardar o nosso coração dos ídolos ou nos livrar daqueles que em nós já habitam? Ainda segundo o Reverendo Keller:

A única forma de nos libertarmos da influência destrutiva dos falsos deuses é nos voltarmos para o verdadeiro Deus, o Deus vivo, que se revelou, tanto no Monte Sinai quanto na Cruz, é o único Senhor que, se for encontrado, pode realmente satisfazê-lo; e, se você falhar, ele será o único que poderá realmente perdoá-lo.”

Que Deus nos ajude a discernir os ídolos que existem em nosso coração e que possamos nos voltar com inteireza ao único Deus Verdadeiro, revelado na Bíblia, encarnado na pessoa de Jesus Cristo, pois somente ele poderá satisfazer aos anseios mais profundos de nossa alma.

Guardai-vos dos ídolos.” 

Ótimo final de semana!

 

Presbítero Romulo Fulgoni