Gratidão A Deus
Gratidão A Deus
Gratidão A Deus

Um dos modismos atuais é ser agradecido. Nas redes sociais essa tendência se alastra. Outro dia vi no Facebook de alguém a foto de uma paisagem bonita e a legenda dizia: “grato”. Mas grato a quem ou por qual motivo?

Isso não acontece à toa. Se a pessoa colocar “grata a Deus” ela não vai agradar os seguidores que não creem nele e vai deixar de receber “curtidas”. Ou então a pessoa escreve “grata à natureza” ou “gratidão à vida” como se natureza e vida tivessem existência por si mesmas.

Graças a Deus podemos evitar esses modismos. A Bíblia está repleta de recomendações para que sejamos agradecidos a Deus, de quem procede “toda boa dádiva e todo dom perfeito” (Tg 1:17).

Hoje o Senhor nos permite celebrar mais um Natal. Isso significa que podemos agradecê-lo pela vinda de Cristo ao mundo. O ministério que ele realizou na terra e que atualmente desenvolve no céu nos permite ter comunhão com Deus.

Enquanto esteve entre nós, Cristo lidou com muitas pessoas e situações. Em uma ocasião, ao entrar numa aldeia, dez leprosos saíram ao seu encontro e gritaram: “Jesus, Mestre, compadece-te de nós”. Nosso Senhor se compadeceu e curou todos eles. Contudo, apenas um voltou para agradecer-lhe. Prostrado aos pés do redentor, dava glória a Deus em alta voz. Nesse momento Jesus lhe perguntou: “Não eram dez os que foram curados? Onde estão os nove? Não houve, porventura, quem voltasse para dar glória a Deus? ”. Em seguida, disse-lhe: “Levanta-te e vai; a tua fé te salvou”. Um milagre maior que a cura física ocorreu: a cura espiritual.

Devemos agradecer a Deus em todo tempo, inclusive nessa época do ano. Mas, e se eu estiver triste e abatido, sem disposição para fazê-lo? Agradeça mesmo assim. Volte-se, em fé, ao Senhor e imite a postura do profeta Habacuque: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação” (Hc 3:17-18). O Senhor pode transformar o nosso pranto em riso.

Pr Marcone Bezerra