Força Para Lutar
Força Para Lutar
Força Para Lutar

“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” João 16:33

O desânimo, a tristeza e fraqueza ocasionados pelas aflições podem ser experimentados em diversos momentos e interferir diretamente no progresso da nossa vida diante de Deus. Sabendo disso, Jesus nos desperta a ter bom ânimo. Mas como seria possível esse processo de criar ânimo em nosso coração?
Devido à dificuldade de enfrentar determinadas situações, ter compaixão de si mesmo pode vir a ser uma atitude necessária para se manter na caminhada e afastar qualquer possibilidade de retroceder.
Entretanto, é preciso não confundir compaixão de si mesmo, no sentido de reconhecer suas próprias limitações, com o tolerar e se acomodar com comportamentos inadequados e displicentes, sujeitando-se à fraqueza da culpa ou até mesmo ao dolo da imprudência.
O Apóstolo Paulo exorta Timóteo, em 2Tm 2.4, que o soldado deve ser fiel ao seu comandante e não deve se envolver com distrações com os negócios desta vida: “Nenhum soldado em serviço se envolve em negócios desta vida, porque o seu objetivo é satisfazer àquele que o arregimentou.”
Assim, enxergar nossas fraquezas diante dos desafios gigantes que temos que enfrentar passa a ser uma atitude necessária; primeiro, para suportar a adversidade e, depois, para buscar ânimo para enfrentar as lutas que estão à nossa frente.
Temer o perigo, a dor e o sofrimento é um sentimento natural do homem e pode vir a ser um instrumento de autodefesa, porém depositar o temor nAquele que venceu a morte é a providência requerida por Jesus para os seus soldados. Precisamos cumprir a ordem do nosso comandante, que nos exorta a ocupar o nosso pensamento com tudo que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se houver virtude e louvor (Fl 4.8).
O medo e a covardia precisam ser rechaçados para dar lugar à coragem capaz de produzir em nós a fé para lutar pela nossa missão, estabelecida por Cristo nas nossas vidas.
Os heróis da fé de Hebreus 11, no versículo 34, são exemplos de irmãos que internalizaram a missão do Senhor em suas vidas: “… extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio da espada, da fraqueza tiraram força, fizeram-se poderosos em guerra, puseram em fuga exércitos de estrangeiros.” (Hb 11.34)

Presb. Misael Guerra