Deus é Soberano

Deus é soberano. Isso é uma verdade absoluta da Palavra de Deus. Jesus é descrito em Apocalipse como o Soberano dos reis da terra:

(…) e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra (Apocalipse 1:5)

Na primeira carta de Timóteo, está revelado que Deus é o bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores:

Exorto-te, perante Deus, que preserva a vida de todas as coisas, e perante Cristo Jesus, que, diante de Pôncio Pilatos, fez a boa confissão, que guardes o mandato imaculado, irrepreensível, até à manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo; a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores; (1 Timóteo 6:13-15)

Afirmar a soberania de Deus é prática recorrente entre os cristãos, especialmente os reformados. Cantamos hinos e cânticos que enaltecem a soberania de Deus. Mas o que é soberania? O que isso significa? Segundo o pastor John Piper, significa que:

“Deus tem a autoridade, a liberdade, a sabedoria e o poder legítimos para cumprir tudo o que ele pretende que aconteça. E, portanto, tudo o que ele pretende que aconteça, acontece. O que significa: Deus planeja e governa todas as coisas. ”

O Salmo 115 diz que Deus está no céu e faz tudo o que lhe agrada:

No céu está o nosso Deus e tudo faz como lhe agrada. (Salmo 115:3)

A soberania de Deus expressa o modo como Ele age no universo para que tudo e todos cumpram o seu plano divino.

Deus é soberano sobre a natureza.

E ele [Jesus], despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança. (Marcos 4:39)
Não se vendem dois pardais por um asse? E nenhum deles cairá em terra sem o consentimento de vosso Pai. (Mateus 10:29)

Deus é soberano sobre cada detalhe da nossa vida.

E, quanto a vós outros, até os cabelos todos da cabeça estão contados. (Mateus 10:30)

Deus é soberano sobre o destino das nações.

É ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis… o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens” (Dn 2.21, 4.17)

Deus é soberano sobre os nossos planos.

Atendei, agora, vós que dizeis: Hoje ou amanhã, iremos para a cidade tal, e lá passaremos um ano, e negociaremos, e teremos lucros.
Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.
Em vez disso, devíeis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isto ou aquilo. (Tiago 4:13-15)
O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor. (Provérbios 16:1)

Muitos cristãos têm sincera dificuldade de entender e aceitar a doutrina da soberania de Deus, embora esse ensinamento seja bíblico e verdadeiro. Para alguns, inclusive, é motivo de espanto e perplexidade o fato de que a bíblia afirma que Deus está no controle de todas as coisas.
Se Deus é Soberano, por que as pessoas sofrem? Por que tragédias acontecem? Por que pessoas se perdem? Por que a injustiça persiste no mundo?
Essas são algumas das perguntas que ecoam através dos séculos. Talvez você já tenha feito alguma dessas perguntas. Ou talvez esteja fazendo nesse exato momento. Obviamente, não pretendo responder a essas questões nesse breve texto, embora existam caminhos bíblicos para isso.
Talvez você esteja passando por momentos de angústia, momentos de sofrimento, solidão, decepção, desesperança. Doença, desemprego, relacionamentos rompidos, dificuldades na família, tragédias. Ou talvez esteja tudo em paz com você. Independentemente da situação da sua vida, gostaria que você considerasse que Deus está no controle de todas as circunstâncias. E também considere que:

• A soberania de Deus não anula a responsabilidade do ser humano. O fato de Deus ter o controle não nos exime da nossa responsabilidade por nossos atos. As duas coisas caminham juntas.

• Os pensamentos de Deus são maiores que os nossos pensamentos (Isaías 55. 8-9) Jamais conseguiremos entender plenamente o agir e os desígnios de Deus. Somos limitados. Nossa ética é limitada. Nosso senso de justiça é limitado. Não queira julgar o agir de Deus de acordo com o seu próprio conceito de justiça. Deus não é injusto.

• Vivemos em mundo caído e corrompido pelo pecado. Estamos sujeitos ao sofrimento. O próprio Cristo disse que passaríamos por aflições neste mundo. Mas temos a vitória garantida. (João 16. 33)

• A mesma bíblia que garante a soberania e o controle de Deus, garante também que Ele é BOM! Deus é Bom! No sofrimento e na alegria Ele é bom. Na tempestade e na bonança Ele é bom! Na escassez e na fartura Ele é bom!

Porque o Senhor é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade. (Salmo 100:5)

• Por fim, considere que o Deus Soberano age de modo que todas as coisas, todos os atos de sua soberania cooperem para o bem daqueles que o amam.

Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. (Romanos 8:28)

Não duvide da Palavra. “Todas as coisas cooperam”, não algumas coisas.
Tudo tem um propósito. Deus não erra e nada acontece por acaso. E tudo coopera para o bem. Porque Deus é bom!
Não se espante, nem se perturbe com a soberania de Deus. Pelo contrário, descanse nela. A soberania é por nós, não contra nós.
A soberania de Deus é para o nosso bem, mesmo quando parece não estar ao nosso favor.

Bom domingo!

Presbítero Romulo Fulgoni