“Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária; porque o Senhor esquadrinha todos os corações e penetra todos os desígnios do pensamento. Se o buscares, ele deixará achar-se por ti; se o deixares, ele te rejeitará para sempre.” (1Cr 28.9)

Deus ordena aos pais crentes que transmitam a Palavra aos seus filhos. A fé começa em casa. É no lar que aprendemos a orar, louvar a Deus e ler a Bíblia. Pais e mães crentes precisam influenciar espiritualmente seus filhos. Davi disse: “Tu, meu filho Salomão, conhece o Deus de teu pai e serve-o de coração íntegro e alma voluntária”. Davi serviu ao Senhor e ele pede a Salomão que faça o mesmo.

Conhecer é ter intimidade com Deus. Não apenas ter ciência de sua existência. Conhecer vem antes de servir. É necessário ter intimidade com Deus, depois servi-lo. Ter comunhão com o Senhor e, após, apresentar-se para o serviço. Servir sem conhecer pode ser um risco.

É possível servir de maneira errada, com a intenção correta: “Quando chegaram à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus e a segurou, porque os bois tropeçaram. 7 Então, a ira do Senhor se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta irreverência; e morreu ali junto à arca de Deus.” (2Sm 6. 6-7).

É possível servir corretamente, mas com a intenção errada: “Então, regressaram os setenta, possuídos de alegria, dizendo: Senhor, os próprios demônios se nos submetem pelo teu nome! Não obstante, alegrai-vos, não porque os espíritos se vos submetem, e sim porque o vosso nome está arrolado nos céus.” (Lc 10. 17-20)

 Servir de maneira correta com a intenção correta. Era isso que Davi queria para Salomão – que servisse de coração íntegro e alma voluntária. E é isso que queremos para os nossos filhos.

Devemos transmitir a Palavra aos filhos para que eles conheçam e sirvam a Deus de todo o coração. “Se o buscares, ele deixará achar-se por ti; se o deixares, ele te rejeitará para sempre”. As duas opções estão em nossas mãos: buscar ou deixar a Deus. Davi não esconde de Salomão as consequências de andar longe de Deus. Do mesmo modo devemos agir com nossos filhos: levando a eles toda a verdade do Evangelho.

Presb. Daniel Toledo