Deuteronômio 11.1: “Amem o Senhor, o Deus de vocês, e sempre guardem os seus preceitos, os seus estatutos, os seus juízos e os seus mandamentos.” (NAA)

 

“Glorificamos a Deus quando nos alegramos nele, amando-o, confiando nele e obedecendo à sua vontade, aos seus mandamentos e à sua lei”.

Se realmente desejarmos honrar nosso Deus, obedeceremos seus mandamentos. É verdade que, em um primeiro momento, seus preceitos podem parecer pesados para nós. São exigentes demais, difíceis demais. Se sou sincero comigo mesmo, de imediato, lembro-me de quantas vezes falhei no passado. A lei é dura: “sejam perfeitos como é perfeito o Pai de vocês” (Mt 5.48). As palavras de Jesus nos humilham. Nos entristecemos ao perceber que não conseguimos ser perfeitos.

Contrição não é uma reação inadequada ao pensarmos nos juízos do Senhor. Na verdade, é um passo necessário para chegarmos ao evangelho. “Arrependam-se e creiam no evangelho” (Mc 1.15). É desse modo que a lei nos conduz até Cristo: “Assim, a Lei foi o nosso tutor até Cristo” (Gl 3.24). Primeiro a má notícia, depois a boa notícia. Deus nasceu, cumpriu toda a lei, morreu em uma cruz e ressuscitou ao terceiro dia. Se você crê nisso, o Pai o vê unido a Jesus. Dessa maneira, somos justificados pela fé.

Renovados pelo Espírito, podemos novamente fitar a lei, mas não cheios de pavor e frustração. Queremos obedecer, não porque temos medo do Senhor, mas porque compreendemos quão profundo é o seu amor por nós. Assim, por amor a Ele, queremos andar com Ele.

Um verdadeiro amor por Cristo significa deleitar-se em sua lei. Quando ouvimos o Pai nos dizer: “ande comigo”, devemos perceber o quanto esse caminho é seguro e bom para nós. Nele, estamos sendo cuidados pelo Bom Pastor. “Andarei com ele e o amarei em tudo que ele exige, porque, ao fazê-lo, terei prazer no caminho que ele projetou para a melhor vida que deseja me dar” (Bryan Chapell).

“Gracioso Senhor, queremos conhecer-te plenamente e ter pleno prazer em ti. Abre nossos olhos para podermos ver-te como tu és, para que confiemos em ti e ansiemos com tudo que somos por guardar teus mandamentos. Quer por pequenos atos de bondade, quer por grande coragem, que cada ato de obediência traga glória somente a ti! Amém.”

Sem. Danilo Morais Santos
Inspirado na devocional do Catecismo Nova Cidade