como cuidar uns dos outros
como cuidar uns dos outros
como cuidar uns dos outros

Existem diversas recomendações bíblicas para que cuidemos uns dos outros. Algumas se encontram em Rm. 15:1 e 14, Gl. 6:1-2 e 10, 1 Ts. 5:11, Tg. 5: 16 e Hb. 13:16. Como irmãos na fé, somos orientados à ajuda mútua, a nos alegrar com os que se alegram, a chorar com os que choram e a estender a mão ao que necessita apoio. Mas como fazê-lo? Gostaria de sugerir algumas iniciativas a fim de mostrar como podemos colocar em prática a comunhão cristã.
Primeiramente, esteja aberto a relacionar-se. A fé que professamos em Deus é comunitária. Deus nos salvou e nos inseriu na sua família, que é a igreja. Dedique um pouquinho de tempo após a EBD ou o culto para cumprimentar as pessoas e perguntar como estão, como foi a semana ou mesmo para conversar sobre os assuntos do momento. Nesse exercício você poderá descobrir afinidades e gostos afins, ou necessidades em comum. Esteja ao alcance dos demais. Construa pontes em vez de muros.
Em segundo lugar, considere a possibilidade de se reunir com seus irmãos além do domingo. Pais que têm filhos pequenos podem organizar um lazer no parque ou ida ao zoológico. Pessoas solteiras podem ser convidadas por uma família e, assim, terem uma oportunidade de entretenimento diferente. São inúmeras as possibilidades. Não espere para se reunir com o povo de Deus somente quando a igreja promover um dia no sítio, uma noite caipira, um encontro de jovens, etc. Na época do Novo Testamento os cristãos não se reuniam nos templos, mas nas suas próprias casas. Somos capazes de abrir nosso lar aos da família da fé e praticar a hospitalidade?
Por último, é possível perguntar ao pastor ou ao pessoal do departamento infantil/diaconal/social de que maneira podemos colaborar na obra do Senhor. Talvez você seja o instrumento de Deus para discipular alguém. Já pensou em visitar um casal idoso, que não tem filhos e netos por perto? A Associação Viver é um campo missionário que precisa, além das nossas orações, de gente que oferte uma horinha por semana ou mês. Apresente-se para o serviço. Essa também é uma forma de praticar cuidado com os outros.

Pr. Marcone Bezerra