Casei-me com a pessoa certa?

À exceção do relacionamento com Deus, o casamento é a união mais sublime e profunda entre duas pessoas. Foi o próprio Deus quem o instituiu (Gn. 2. 24).

A jornada a dois nunca foi fácil, sobretudo numa sociedade que banaliza o casamento. Todavia, Deus nos mostra que é possível preservar a aliança conjugal em qualquer situação.

Você se casou com a pessoa certa? A pergunta é intrigante. E, antes de respondê-la, reflita nas seguintes considerações.

Somente o Criador pode definir o que é casamento.


Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”. Gn 2:24


Deus celebrou o primeiro matrimônio e ali mesmo estabeleceu os princípios que devem fundamentá-lo. O casamento é heterossexual, monogâmico e indissolúvel. O Estado e a sociedade não podem conceituá-lo, mas apenas reconhecê-lo. O Estado e a sociedade, na realidade, só existem por causa do casamento. Sem este, não haveria, sequer, humanidade.


Homem e mulher são a imagem e semelhança de Deus, mas, basta 1 dia de casados para perceber que a ideia de colocar dois seres totalmente diferentes para conviverem juntos é divinamente misteriosa. Nem o sábio compreende:


Há três coisas que são maravilhosas demais para mim, sim, há quatro que não entendo: o caminho da águia no céu, o caminho da cobra na penha, o caminho do navio no meio do mar e o caminho do homem com uma donzela” (casamento). Provérbios 30:18,19


Para ilustrar o casamento, podemos usar várias imagens e figuras de linguagem. Por exemplo, ele pode ser comparado a uma mala. Explico, quando casamos, levamos para a casa uma mala cheia de histórias, manias, gostos pessoais, fraquezas, vícios e pecados. E, logo nas primeiras semanas de casamento, ou, até mesmo na lua de mel, podemos retirar coisas que desagradarão o nosso cônjuge e vice-versa.


Não é incomum, portanto, que durante os primeiros percalços e dissabores da vida conjugal, homem e mulher façam a si a pergunta que traz o título dessa pastoral – Casei-me com a pessoa certa?


A resposta é simples! Quer ver?


Estabelecidos os princípios da aliança conjugal, isto é, sendo o casamento entre homem e mulher (heterossexual), e sendo também entre um homem e uma mulher (monogâmico), basta você verificar a sua certidão de casamento. Qual o nome lá descrito? Pronto! O nome que lá estiver, essa é a pessoa certa.

A pessoa certa é aquela que você se casou.

Casamento é a união de dois pecadores, contudo, quando conduzido de acordo com os princípios bíblicos, o matrimônio atinge seu objetivo principal – revelar o amor sacrificial de Cristo pela sua noiva, a Igreja – (Ef 5.32)



Presbítero Daniel Toledo