Buscando uma Consciência Pura
Buscando uma Consciência Pura
Buscando uma Consciência Pura

A consciência é algo que faz parte do íntimo da vida do ser humano. Note que Paulo se esforça por ter uma consciência pura diante de Deus e dos homens. A consciência é tão forte em sua influência no comportamento humano que pode chegar a impedi-los de praticar o que planejavam anteriormente (Jo 8.9).
O que Deus espera de seus filhos é que deem atenção a si mesmos, servindo a Deus com consciência boa (1 Pe 3.16). Interessante observar que essa consciência deve fazer parte do combate exercido pelos cristãos (1 Tm 1.18,19); e a falta de atenção a esse aspecto da vida humana pode levar os filhos de Deus a perdê-la (1 Tm 1.5-7), tendo a mente corrompida (Tt 1.15), o entendimento obscurecido (Ef 4.18) e a consciência cauterizada (1 Tm 4.2).
Isso posto, é necessário entender que todo o ser humano precisa se colocar debaixo da ação regeneradora de Deus tendo toda a sua vida lavada, inclusive a sua consciência (Hb 10.22). A ligação que tanto o autor aos hebreus quanto o apóstolo Paulo fazem da consciência (Hb 10.22, 1 Tm 1.5) com o coração demonstra que a consciência impura é um reflexo da impureza do próprio coração humano.
O desafio que fica para todos os cristãos é o de buscar servir a Deus com consciência pura (2 Tm 1.3), para que não sofram por motivo de sua consciência para com Ele (1 Pe 2.19). Espero em Deus que todos aqueles que buscam ao Senhor da Igreja o façam com esforço e dedicação, começando por colocar seus próprios corações na presença de Deus, orando sem cessar para que tenham guardados seus corações e mentes (Fp 4.6,7).
Desfrutar de um coração lavado (Tt 3.5,6) faz com que lembremos que o Evangelho brilhou onde o deus deste século agia, a saber, no entendimento (2 Co 4.4) e assim todos os filhos de Deus agora desfrutam de um novo estado (2 Co 5.17) possuindo a mente de Cristo (1 Co 2.16).
Fica aqui o desafio para que os verdadeiros cristãos procurem cuidar de seus corações, para que os mesmos sejam constantemente colocados na presença do Senhor e assim o reflexo disso se faça perceber em pessoas que cuidam de suas próprias mentes e lutarão o bom combate com o coração e também com a mente (Ef 4.23).

 

Pr João Geraldo