Charles Haddon Spurgeon
“Por isso todo aquele que é piedoso orará a ti a tempo de Te encontrar.” (Salmo 32:6)
Fiquei curioso com o título deste texto e quis descobrir que marca era essa a qual se referia o Pastor Charles Spurgeon, que viveu entre os anos de 1834 e 1892. A ênfase de se referir a uma marca “infalível” me chamou ainda mais a atenção pra fazer a leitura do texto.
Baseando-se no Salmo 32:6, Spurgeon extrai a síntese desse versículo ao afirmar que o homem piedoso “orará a Deus”. Parecia uma conclusão tão simples e pragmática que talvez não merecesse maior dissertação, porém me trouxe a compreensão de uma descoberta tão singela e verdadeira que impacta e desmistifica qualquer demonstração de argumentos lógicos e bem arquitetados do conhecimento teológico ou filosófico.
De fato, a oração é uma marca infalível que evidencia, em um primeiro aspecto, a dependência de Deus no dia a dia das nossas relações e de desafios que se apresentam na nossa vida. Essa postura nos afasta da ilusão de superioridade e autonomia para a condução das decisões às quais estamos sempre expostos, desde as pequenas coisas até aquelas mais complexas. Vejam que essa forma de caminhar é muito diferente daquela de se clamar por Deus apenas na hora que o avião está caindo. Observem essas frases retiradas do texto:
“A oração deve ser o fluxo natural da alma, você deve orar porque você deve orar, não porque o tempo determinado para orar chegou, mas porque seu coração deve clamar ao seu Senhor.”
“A oração é um exercício muito feliz e consolador. Não é nenhuma tarefa, nenhum esforço.”
É comum nos preocuparmos com o formato elaborado e eloquente das nossas orações, porém, veja o que escreveu Spurgeon sobre isso: “É uma oração abençoada deitar-se de bruços diante de Deus em silêncio, ou suspirar e chorar, ou gemer e lamentar, enquanto o Espírito Santo o move. Tudo isso é oração, qualquer que seja a forma que assuma, e é o sinal e marca da vida de um verdadeiro crente. ”
Nesse texto, Spurgeon apresenta a oração como a ação do Espírito Santo de “estar pelejando dentro de você” e afirma que: “Uma alma sem oração é uma alma sem Cristo”.
Presb. Misael Guerra