“Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele, nele radicados, e edificados, e confirmados na fé, tal como fostes instruídos, crescendo em ações de graça” (Cl 2.6,7)
Todos os cristãos estão trabalhando e sendo trabalhados para solidificarem sua nova identidade em Cristo. Nessa caminhada com o Redentor, há muitos riscos de não enxergarmos o necessário para tal empreitada. É possível incorrer em miopia espiritual no processo de caminhar com Cristo (2 Pe 1.8). Enxergar só o que está perto é chamado por Pedro de “cegueira”. Há pelo menos, duas outras possibilidades para a manifestação de uma cegueira ou cegueiras.
1) Cegueira quanto à Identidade
É daquele tipo que não percebe o quanto o pecado atrapalha como enxergamos e vivemos a vida. A identidade cristã não está diretamente relacionada a trabalho, divórcio eventual, paternidade ou maternidade (solitária ou não), depressão ou mesmo desempenho. Ela está diretamente ligada ao fato de sermos criaturas completamente novas em Cristo (2 Co 5.17). O Evangelho de Cristo define a identidade dos cristãos.
2) Cegueira quanto à Provisão
Também é possível estar cego quanto à provisão de Deus a seus filhos. A identidade espiritual correta leva também em consideração essa sustentação (2 Pe 1.3). Andar em Cristo implica em, pelo menos, rejeitar essas duas cegueiras.
Deus abençoe a sua igreja a enxergar sua identidade em Cristo e a agradecer pela provisão bondosa celestial, à medida que se anda nEle. Boa caminhada a todos.
Rev. João Geraldo