“E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra”. Gênesis 1:28
Bem, no contexto desta pastoral, refiro-me ao Mundo como espaço físico em que habitamos, planeta Terra. A ideia é bem simples, primitiva, mas fundamental, de que Deus criou todo esse espaço e nos colocou para, livremente, podermos nos deslocar de um lugar para o outro. Gênesis 1:26 registra: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra”.
Você pode se questionar que não tem dinheiro ou condições para ficar migrando de um país para outro ou, sequer, de uma cidade para outra. Sabemos que essa é uma verdade ou uma realidade para a maioria de nós. Nem por isso os espaços físicos foram limitados por Deus. Por esta razão a pergunta é bem simples. Se Deus criou os espaços da Terra para que pudéssemos neles nos movimentar livremente, por qual razão, algumas vezes, não podemos ir a determinados locais, quase sempre aqueles bem próximos de nós?
Porque o Diabo também tem essa liberdade. Diz o Livro de Jó 2:2: “Então, o SENHOR disse a Satanás: De onde vens? E respondeu Satanás ao SENHOR e disse: De rodear a terra e passear por ela”. E o pior, ele “passeia” pela Terra e tenta nos limitar desse privilégio. Como ele faz isso? Discretamente, sorrateiramente, sutilmente ela planta intrigas, nos coloca contra nosso vizinho, colega de trabalho, amigo, irmão da igreja ou nosso parente. Um disse-me-disse, uma picuinha, uma discussão tola, uma fala enviesada ou uma não-fala; pronto! Nosso Mundo vai se fechando; vamos nos retraindo e limitando nosso espaço geográfico.
Deixamos de voltar ao local de trabalho porque “brigamos” com o chefe ou algum colega de trabalho; evitamos ir a festas da família para não encontrar um determinado parente; não vamos mais ao clube, ao bairro, à igreja, e em tantos outros lugares para não encontrar uma ou mais pessoas que por alguma razão não simpatizamos ou julgamos que elas não simpatizam conosco. Um Mundo (Terra) tão grande criado por Deus, mas limitado por nós mesmos por ação ou influência do inimigo das nossas almas (vidas).
Diz Romanos 12:18: “No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas”. Mesmo que o outro não vá por sua causa, não deixe de ir por causa dele, porque isso será problema dele e não seu.
Não deixemos que ninguém, por razão nenhuma, limite o espaço geográfico imenso que Deus permitiu que nós pudéssemos transitar ou viver.
Presb Sebastião Faustino