Abraão claramente se colocou como um peregrino, procurando uma pátria celestial (Hb 11.4). Uma cidade ou pátria celestial aponta para essa cidadania celestial. Certamente, há muitas nuances ou dimensões de quem a ela pertence. Entre essas possíveis dimensões podemos enumerar pelo menos essa:
Alguém que Confia nas Promessas de Deus. “Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe, não obstante o avançado de sua idade, pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa. ” (Hb 11.11) – Sara teve por fiel aquele que havia feito a promessa. Confiança essa estabelecida pelo caráter de Deus. Quando Abraão e Sara morreram só havia os patriarcas filhos e netos. Em resumo, “eles não receberam [plenamente] as coisas prometidas” conforme o autor aos hebreus menciona: “Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra. ” (Hb 11.13).
A razão da sua fé é porque creram que Deus honraria sua palavra e finalmente cumpriria as promessas que havia feito.
No fim das contas, não se trata das promessas, mas de quem fez essas promessas. Tudo se trata sobre o caráter de Deus. Confiar ou não nas promessas de Deus vai depender literalmente de como você enxerga o caráter dEle. Com seus olhos da fé, eles viram a bondade de Deus em cumprir suas promessas em seu tempo. Uma dimensão da cidadania celestial é ter esse “discernimento” sobre o mundo invisível, ou seja, nesse caso, sobre o caráter de Deus. Moisés “perseverou porque ele viu aquele que é invisível”, enfrentando circunstâncias em que sua própria vida estava em risco. “Pela fé, ele abandonou o Egito, não ficando amedrontado com a cólera do rei; antes, permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível. ” (Hb 11.27).
O apóstolo Paulo, a respeito das coisas invisíveis diz: “não atentando nós nas coisas que se veem, mas nas que se não veem; porque as que se veem são temporais, e as que se não veem são eternas” (2 Co 4.18). Sabe por que tem gente que desiste da fé? Porque olha mais para as promessas e menos para o PROMETEDOR. Deus abençoe e a sua igreja a olhar firmemente para o autor e consumador da fé. Essa é uma dimensão da cidadania celestial. Confiança em Deus.
Pr João Geraldo