“Assim será para a tua alma o conhecimento da sabedoria; se a achares, haverá galardão para ti e não será cortada a tua esperança”. Pv. 24:14
Por que precisamos de sabedoria? Afinal, o que é sabedoria? (Pv. 1. 1-33; Pv. 24.14; 1Rs 4: 29 a 34). Na maioria das vezes, confunde-se conhecimento com sabedoria. Tem gente com muito conhecimento e pouca sabedoria. Em linhas gerais, segue a diferença entre conhecimento e sabedoria.
A palavra “conhecimento” tem sua origem no latim: “cognoscere” (co + gnos), que pode ser traduzido como “conhecer” ou “saber”; “obter conhecimento”; “ter noção”; “informação de algo (matéria) ou alguém (pessoa) ”. Em resumo, pode-se dizer que conhecimento é o acúmulo de informações. Atualmente, facilmente buscadas em um click nos sites de buscas.
A palavra “sabedoria” vem do grego “sophia” ou “sophos”, e quer dizer conhecimento. E do latim “sapere”, “saber ou sentir o gosto de”, algo como se fosse sentir o sabor. Sabedoria: é o dom que permite discernir qual o melhor caminho a seguir, a melhor atitude a adotar nos diferentes contextos que a vida apresenta a cada um de nós. Em sentido mais prático: sabedoria é como eu aplico o conhecimento adquirido. Para os mais antigos, era o “bom senso”. Até porque existia – e ainda existe – muita gente analfabeta, porém sábia.
Provérbios 9:10 diz que “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo, a prudência”. Porque quem teme a Deus guarda seus mandamentos.
Presb. Sebastião Faustino